domingo, 10 de outubro de 2010

Mateus 13 24-30 e 36-43

24 O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo;
25 mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se.
26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
27 E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem, então, joio?
28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhes disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo?
29 Porém ele lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
30 Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.

Explicação:
37 O que semeia a boa semente é o Filho do Homem,
38 o campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino, e o joio são os filhos do Maligno.
39 O inimigo que o semeou é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
40 Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
41 Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniquidade.
42 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes.
43 Então, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.

Pra que não ficasse alguma sombra de dúvida, Jesus já explicou muito bem explicado. Os ímpios nascem juntamente com os justos, crescem e vivem com eles. Deus não arranca os ímpios pois talvez pode ser seu pai, sua mãe, seu marido, namorado.. se ele arrancasse o joio, os justos [o trigo] se entristeceriam, por isso Ele permite a convivência dos dois opostos. Os justos são a semente do Senhor, e o joio são a semente do inimigo, que diz claramente no versículo 39, a terra aonde as sementes foram plantadas é o mundo [versículo 38] e a colheita, a ceifa, é o fim do mundo [versículo 39]. O joio, os que andam na iniquidade, os que andam segundo o conselho dos ímpios, o que não praticam a vontade do Senhor, serão lançados na fornalha de fogo, aonde haverá pranto e ranger de dentes [versículo 42] e o trigo, que são os que não praticam a iniquidade, que negam a si mesmo e andam segundo o conselho do Senhor e à sua vontade, serão colhidos por anjos e resplandecerão como sol no Reino de Deus, aonde haverá paz.
O Senhor ainda destaca que queridos, ouçam e apliquem em suas vidas. Neguem a si mesmos, por mais que sejam complicados de seguir os caminhos e os juízos do Senhor, seguem-o, peça ao Pai ajuda, força e sabedoria. Resistam a si mesmos, resistam aos pecados deste mundo, resista ao diabo, e assim alcance a misericórdia de Deus sendo salvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tem algo a falar? Comente aqui.